
- 228 pages
- English
- ePUB (mobile friendly)
- Available on iOS & Android
About this book
Mas – pergunta-se Canguilhem – e se o "erro" fosse compreendido não apenas como o oposto racional da verdade, mas sobretudo como um "erro" (tanto no sentido de errância quanto no de acidente genético mutacional) da vida? Nesse caso, o erro estaria enraizado na vida como "o próprio do vivente" e a ciência, que tem a verdade como efeito necessário, poderia ser compreendida como mais um "erro" da vida. Isso é o que teria escapado a Nietzsche. E, tendo ficado preso à concepção cartesiana de erro – Descartes que, com isso, inviabilizaria a estética, como já vimos ser esse o juízo de Canguilhem desde a conferência de 1937 –, Nietzsche, por sua vez, inviabilizaria a ciência como teoria da aparência, mediante a qual se autoriza uma pedagogia do erro, e não uma busca pela essência. Retomando, pois, "os termos do problema", a filosofia de Canguilhem "os pensa em outra direção". Contudo, situando sua "retificação" a Nietzsche no próprio domínio de Nietzsche (não mais no domínio cartesiano do entendimento, mas no domínio vital), a tese pela reabilitação da ciência por Canguilhem é também, mas num outro sentido, perfeitamente nietzschiana. A superação dos obstáculos patológicos da vida passa a ser a meta para um novo conceito de progresso; e a psicanálise do fogo se torna uma pedagogia da cura.
Frequently asked questions
- Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
- Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app.
Information
Table of contents
- Capa
- Folha de Rosto
- Créditos
- PREFÁCIO: O ESTILO FRANCÊS EM EPISTEMOLOGIA
- INTRODUÇÃO
- § 1: UM PLURALISMO AXIOLÓGICO
- § 2: UM VITALISMO RACIONALISTA
- § 3: A REVOLUÇÃO GENÉTICA
- § 4: A LIÇÃO DE UM MESTRE
- CONCLUSÃO: POR UMA PEDAGOGIA DA CURA
- REFERÊNCIAS