
Uma pedagogia da participação popular
análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961/1966)
- 318 pages
- English
- ePUB (mobile friendly)
- Available on iOS & Android
Uma pedagogia da participação popular
análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961/1966)
About this book
Os movimentos de cultura e educação popular nascidos no início dos anos de 1960 operam um salto qualitativo em relação às campanhas e mobilizações governamentais contra o analfabetismo de jovens e adultos ou à educação rural dos anos de 1940 e 1950. São propostas qualitativamente diferentes das ações anteriores. E o que as faz radicalmente diferentes é o compromisso explicitamente assumido em favor das classes populares, urbanas e rurais, assim como o fato de orientarem sua ação educativa para uma ação política. Uma geração de jovens vindos da Ação Católica, principalmente de seus ramos estudantil e universitário, colabora na criação e lidera vários desses movimentos, em alguns casos lado a lado com os marxistas.Em particular, a criação do MEB (Movimento de Educação de Base) expressa o deslocamento da Igreja católica institucional em direção às classes populares. No entanto, a proposta e as práticas iniciais do MEB, oriundas de experiências anteriores realizadas em estreita colaboração com o Estado, são bastante tradicionais. Mas, após dois anos de experiência, por exigência da própria prática e por influência daquela geração, redefiniu seus objetivos e reviu sua metodologia, em função de uma nova opção ideológica, sintetizada na conscientização. Em decorrência, deu nova dimensão à educação de base, nucleou o trabalho com as escolas radiofônicas e, apesar da crise provocada pelo golpe militar de 1964, ampliou o contato direto com as bases, na perspectiva de uma verdadeira pedagogia da participação popular.Osmar Fávero finalmente decidiu publicar o importante trabalho sobre o MEB apresentado como tese de doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1984. Recobre o período heróico do movimento, desde sua criação, em 1961, até o final de 1966, quando os efeitos da repressão praticamente inviabilizaram a continuidade das orientações construídas nessa primeira etapa.Ele pertenceu à coordenação nacional do MEB desde sua criação, em março de 1961, até maio de 1966, responsabilizando-se por treinamentos das equipes locais e por boa parte das orientações metodológicas do Movimento. Declara no livro que o MEB foi sua melhor experiência profissional. Este livro notável exprime claramente as vantagens e as dificuldades dessa intensa participação nas realidades que investiga.Com essa publicação, ao lado de Emanuel De Kadt e Luiz Eduardo W. Wanderley, Osmar Fávero contribui para o melhor conhecimento de um dos mais significativos movimentos de educação popular já realizados no país.Celso de Rui Beisiegel
Frequently asked questions
- Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
- Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app.
Information
Table of contents
- Índice de siglas
- Prefácio
- Capítulo 0Apresentando
- Capítulo 1Raízes
- Capítulo 2Redefinições
- Capítulo 3Contradições
- Capítulo 4Sistema radioeducativo
- Capítulo 5Material didático
- Capítulo 6Animação popular
- Capítulo 7Formação de quadros
- Capítulo 8Uma pedagogia da participação popular
- Referências bibliográficas
- Anexo
- Sobre o autor
- Sobre o ilustrador