
- 400 pages
- English
- ePUB (mobile friendly)
- Available on iOS & Android
Arte e agência
About this book
Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell tanto inova a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artísticos, carregados de intencionalidades, são agentes de relações sociais. Sua teoria lança mão, ainda, da noção de 'objeto distribuído' da antropologia melanésia, de conceitos da psicologia dos padrões e das percepções e da semiótica, tomando exemplos provenientes de todo o mundo, desde a arte europeia (de Leonardo da Vinci a Duchamp), passando pela Índia, África, e em especial a Polinésia e a Melanésia, onde realizou seu trabalho de campo.
Frequently asked questions
- Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
- Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app.
Information
Table of contents
- Capa
- Folha de rosto
- Dedicatória
- Sumário
- Prefácio
- Agradecimentos
- Capítulo 1: A definição do problema: a necessidade de uma antropologia da arte
- Capítulo 2: A teoria do nexo da arte
- Capítulo 3: O nexo da arte e o índice
- Capítulo 4: A involução do índice no nexo da arte
- Capítulo 5: A constituição do índice
- Capítulo 6: A crítica do índice
- Capítulo 7: A pessoa distribuída
- Capítulo 8: Estilo e cultura
- Capítulo 9: Conclusão: a extensão da mente
- Bibliografia
- Lista de figuras
- Sobre o autor
- Créditos