Frederico da Cunha - gestor empático e próximo das equipas
eBook - ePub

Frederico da Cunha - gestor empático e próximo das equipas

  1. 320 pages
  2. Portuguese
  3. ePUB (mobile friendly)
  4. Available on iOS & Android
eBook - ePub

Frederico da Cunha - gestor empático e próximo das equipas

About this book

A biografia de Frederico da Cunha integra a colecção «Histórias de Liderança», que dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura. Esta obra acompanha a carreira de um gestor que, aos 22 anos, entra no Grupo CUF como estagiário e, uma década depois, assume a direcção de todas as fábricas do Barreiro. Frederico da Cunha tem um papel decisivo na reestruturação da CUF em 1970, mas, com a revolução de Abril de 1974, seria preso em Caxias, por ser cunhado de Jorge de Mello (marido da sua irmã) e de Manuel Ricardo Espírito Santo (irmão da sua mulher). Um ano depois, é saneado da CUF. Dedica quatro décadas da sua carreira ao Grupo Queiroz Pereira, contando neste livro os detalhes da privatização da Secil e da Portucel Soporcel. A obra põe ainda a descoberto os meandros da queda do Banco Espírito Santo, escândalo e saga familiar em que Frederico da Cunha é peça central na revelação da verdade.

Trusted by 375,005 students

Access to over 1 million titles for a fair monthly price.

Study more efficiently using our study tools.

Information

Year
2022
eBook ISBN
9789897028120
Frederico da Cunha –
Gestor Empático e Próximo das Equipas
Título: Frederico da Cunha: Gestor Empático e Próximo das Equipas
Autora: Maria João Alexandre
© Fundação Amélia de Mello, 2022
Reservados todos os direitos
A presente edição não segue a grafia do novo acordo ortográfico.
Revisão: Inês Castelhano
Design de capa: Ilídio J.B. Vasco
Paginação: André Cardoso
Fotografia da capa: Gonçalo Português
Fotografias do Extratexto: Acervo pessoal de Frederico da Cunha
Isbn: 978-989-702-812-0
Guerra e Paz, Editores, Lda
R. Conde de Redondo, 8–5.º Esq.
1150­-105 Lisboa
Tel.: 213 144 488 / Fax: 213 144 489
www.guerraepaz.pt
«Histórias de Liderança» e alguns ensinamentos para o futuro
A gestão é normalmente abordada como uma prática, uma actividade, uma técnica, mas é também o domínio profissional a que se dedicam milhares de pessoas, mulheres e homens, que, dia após dia, procuram criar, desenvolver e melhorar as organizações em que trabalham, em contextos de organizações alargadas ou até de dimensão reduzida. Sendo inúmeros os livros de gestão publicados todos os anos, raros são os que se dedicam às biografias daqueles cujas vidas fazem mover as organizações das sociedades modernas.
Os problemas e paradoxos com que os gestores se confrontam hoje são, na sua essência, os mesmos com que cada um de nós se confronta diariamente: questões e dúvidas «permanentes» que, em sentido geral, se repetem ao longo dos tempos.
A colecção «Histórias de Liderança» tem por missão ajudar a compreender o percurso das organizações e da sua gestão em Portugal através das histórias de vida de alguns dos seus gestores.
A nossa ambição é podermos receber também os contributos de pessoas que se destacaram nos seus sectores de actividade, numa abordagem de um gestor em sentido amplo.
Aproveitando a ligação natural da Fundação Amélia de Mello à extensa e muito rica actividade do antigo Grupo CUF, optou­-se, numa fase inicial do projecto, por ir buscar exemplos de gestores que se destacaram, de forma relevante, nessas empresas. Esta opção pode ser considerada, sem grande dificuldade, um corolário da expressão «Tradição do Futuro», que passou a fazer parte integrante do léxico do antigo Grupo CUF e que, resumidamente, significa apontar caminhos para o futuro a partir dos exemplos de excelência do passado.
Numa outra perspectiva, a colecção «Histórias de Liderança» centra­-se nos gestores, mas não esquece que as boas organizações são o resultado da colaboração de muitos outros, maioritariamente anónimos. E tem o duplo propósito de ajudar a preservar a memória empresarial de Portugal com base em experiências vividas, mas não fixadas como hagiografias, por um lado, e de contribuir para melhor compreendermos o passado, de modo a facilitar as escolhas para o futuro, por outro lado.
Por último, importa explicar que a lógica subjacente às primeiras escolhas dos biografados se baseou na circunstância de ser possível ter depoimentos de viva voz, sem que isso invalide a nossa intenção de partilhar também histórias de vida exemplares de alguns gestores já falecidos.
A colecção «Histórias de Liderança» é dinamizada pelo Centro da Memória Empresarial da Nova School of Business and Economics, com o apoio da Fundação Amélia de Mello.
Índice
Prefácio, por António Galvão Lucas
PARTE I
Colaborar com o Brasil a fazer adubos compostos
A tradição da inovaçãoe investigação na CUF
Os termos do contrato 40­-60
Parceria com o Grupo Ipiranga em risco
O dia da assinatura e o apoio de Galvão Lucas
O alcance do planeamento e da internacionalização
Os dias na prisão de Caxias
Um telefonema de aviso
Ser líder em tempos de revolução
PARTE II
Contributos para a Companhia União Fabril
Greve e despedimentosna Zona Têxtil
Formação de quadros no topo das prioridades
A intervenção da McKinseyno Grupo CUF
A relação com Jorge de Mello
Injustiças da Revolução afectam o patrão
PARTE III
Saneamento: de volta ao Brasil
PARTE IV
Oportunidades sem fim em Portugal
A relação com Manuel Queiroz Pereira (pai)
Emoções à flor da pele na Sociedade Nacional de Sabões
Lições de gestão na cerâmica portuguesa
Apostas em agricultura e turismo
PARTE V
De desportista sem formação a grande empresário
Reuniões estratégicas em segredo
Desafios da privatização da Secil e da Portucel Soporcel
Uma homenagem a Pedro Queiroz Pereira
Quatro décadas no grupo familiar Queiroz Pereira
PARTE VI
Queiroz Pereira e Espírito Santo: felizes parcerias e conflitos fatais
Controlar o Grupo Queiroz Pereira
Um acordo histórico de separação de participações
O carisma do mais «poderoso» de todos
Origem de dois grupos vizinhos
O Ritz como um veículo
Grande gala de inauguração
Um namoro bem amparado
PARTE VII
Como a queda de um burro pode abrir mundo
Herdar a afición do pai, mas não a profissão
Primária e liceu
A licenciatura e os três estágios profissionais
PARTE VIII
Legado familiar para as próximas gerações
Casamento e filhos
Netos e bisnetos
Herança de dois títulos nobiliárquicos
Doação do arquivo de família à Torre do Tombo
Imóveis de família
Quinta de D. Carlos
PARTE IX
Ensinamentos para o futuro
Pessoas que marcam
Contacto 5: três dias sem dormir
Reflexão pessoal
Ponto final.
A empatia na função do gestor
ANEXOS
Cronologia
Prefácio
Há mais de 50 anos, mais concretamente no dia 7 de Outubro de 1968, tive o meu primeiro contacto profissional com Frederico da Cunha na sua qualidade de director das fábricas da CUF no Barreiro, dia em que ingressei na empresa, após a conclusão do curso de Engenharia Químico-Industrial.
Nesse primeiro encontro, ficou desde logo claro que eu estava perant...

Table of contents

  1. PARTE I

Frequently asked questions

Yes, you can cancel anytime from the Subscription tab in your account settings on the Perlego website. Your subscription will stay active until the end of your current billing period. Learn how to cancel your subscription
No, books cannot be downloaded as external files, such as PDFs, for use outside of Perlego. However, you can download books within the Perlego app for offline reading on mobile or tablet. Learn how to download books offline
Perlego offers two plans: Essential and Complete
  • Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
  • Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Both plans are available with monthly, semester, or annual billing cycles.
We are an online textbook subscription service, where you can get access to an entire online library for less than the price of a single book per month. With over 1 million books across 990+ topics, we’ve got you covered! Learn about our mission
Look out for the read-aloud symbol on your next book to see if you can listen to it. The read-aloud tool reads text aloud for you, highlighting the text as it is being read. You can pause it, speed it up and slow it down. Learn more about Read Aloud
Yes! You can use the Perlego app on both iOS and Android devices to read anytime, anywhere — even offline. Perfect for commutes or when you’re on the go.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app
Yes, you can access Frederico da Cunha - gestor empático e próximo das equipas by Maria João Alexandre in PDF and/or ePUB format, as well as other popular books in Business & Business Biographies. We have over one million books available in our catalogue for you to explore.