
Consórcio de empregadores
alternativa de relação de emprego na atividade rural
- 112 pages
- English
- ePUB (mobile friendly)
- Available on iOS & Android
Consórcio de empregadores
alternativa de relação de emprego na atividade rural
About this book
No momento em que se encontra o desenvolvimento da agricultura brasileira e notadamente em Mato Grosso, é fácil perceber-se que na utilização da mão-de-obra temporária na agricultura tem aumentado a informalidade quanto aos trabalhadores rurais, tanto nos tratos culturais quanto na colheita. Alegam os empresários ser difícil o cumprimento da legislação trabalhista na atividade agrícola, tendo em vista o curto prazo de duração da relação empregatícia, que onerando o custo de produção e não satisfaz os anseios dos trabalhadores. Quanto ao custo de produção, deve ser levado em consideração o custo-benefício no ângulo econômico, além da obrigatoriedade de ser observada a legalidade jurídica. A contratação permanente e direta de trabalhadores tornou-se muito difícil para os produtores agrícolas em razão dos elevados encargos trabalhistas e da própria dinâmica do trabalho rural, que oscila nos períodos de safra e entressafra. Essa dificuldade fica mais evidente no caso dos pequenos produtores. Na contratação coletiva existe uma maior segurança jurídica, pois, com a concretização do consórcio, a presença de terceiros na relação entre patrão e empregado é eliminada, afastando-se, desta forma, as possibilidades de reclamações trabalhistas, muito comuns nos processos de terceirização. A redução dos custos de contratação e da formalização do contrato de trabalho tem sido apontada como outra vantagem deste sistema. Do ponto de vista dos trabalhadores, o consórcio de empregadores rurais oferece também uma maior segurança jurídica, principalmente no que se refere à manutenção dos seus direitos trabalhistas. De todo o exposto, verifica-se que a adoção do Consórcio de Empregadores se apresenta como a forma mais segura, do ponto de vista jurídico e econômico, para a contratação da mão-de-obra necessária ao empreendimento rural nos períodos de curta duração.
Frequently asked questions
- Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
- Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app.
Information
Table of contents
- Capa
- Folha de Rosto
- Créditos
- INTRODUÇÃO
- CAPÍTULO I CONSÓRCIO DE EMPREGADORES RURAIS: ASPECTOS TEÓRICOS
- 1. BREVE HISTÓRICO
- CAPÍTULO II CONSÓRCIO DE EMPREGADORES RURAIS: ASPECTOS PRÁTICOS
- 2. CONSTITUIÇÃO
- CAPÍTULO III CONTRATOS DE TRABALHO NA ATIVIDADE RURAL
- 3. FORMA DE CONTRATAÇÃO DO TRABALHO RURAL
- CAPÍTULO IV CONSÓRCIO DE EMPREGADORES RURAIS FRENTE AO JUÍZO E FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO
- CAPÍTULO V CONSÓRCIO DE EMPREGADORES RURAIS: ALTERNATIVAS DA RELAÇÃO DE EMPREGO E A RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA DOS CONSORCIADOS
- 5. DA RELAÇÃO DE EMPREGO E DA RESPONSABILIDADE
- CONCLUSÃO
- BIBLIOGRAFIA
- REFERÊNCIAS