
Segregando para "cuidar"
política de Estado para controle da hanseníase – 1950/1960
- 152 pages
- English
- ePUB (mobile friendly)
- Available on iOS & Android
Segregando para "cuidar"
política de Estado para controle da hanseníase – 1950/1960
About this book
Obra resultante de uma pesquisa de Dissertação de Mestrado que abordou a política do Estado do Brasil e em especial, em Alagoas, para o controle da Hanseníase, no período entre as décadas de 1940 e 1960. Através de entrevistas e análises de documentos oficiais, foi possível desvelar alguns dos mecanismos e estratégias adotadas pelas autoridades de saúde naquela época e que refletem na construção do imaginário estigmatizado e negligenciado em torno da Hanseníase até os dias atuais. O estudo histórico-social se deu a partir do fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de apoio à pesquisa de Alagoas - Fapeal, inserido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas com a participação do Programa de pós-graduação em Antropologia Social da mesma universidade, tendo sido executado entre os anos de 2017 e 2019.
Frequently asked questions
- Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
- Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app.
Information
Table of contents
- Capa
- Folha de Rosto
- Créditos
- INTRODUÇÃO
- 1. PERCURSO METODOLÓGICO
- 2. AS POLÍTICAS DE SAÚDE COMO ELEMENTOS DE CONFIGURAÇÃO DAS DOENÇAS NO CAMPO SOCIAL E DOS SEUS PROCESSOS ESTIGMATIZANTES
- 3. O CUMPRIMENTO DA POLÍTICA NACIONAL PELO ESTADO DE ALAGOAS NAS DÉCADAS DE 1950 – 1960
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS
- APÊNDICES E ANEXOS