
- 112 pages
- Portuguese
- ePUB (mobile friendly)
- Available on iOS & Android
Neurodireito e negócios jurídicos
About this book
Firme nessa proposta, a obra ingressa no terreno árido em que o diálogo sobre tal interface ainda se encontra no Brasil, para apresentar, com didática impecável, as valorosas reflexões em torno dos processos decisórios humanos e sua influência na regulamentação de negócios jurídicos no Direito Privado brasileiro. Sem descurar das evidências que há tempos vêm sendo utilizadas para aprimorar estudos e resultados em áreas como economia, políticas públicas e saúde, os autores esmiúçam estudos das Ciências Cognitivas e seu impacto nos fundamentos e na dinâmica de institutos jurídicos, com destaque para os trabalhos de Richard Thaler e Cass Sunstein em torno da noção de nudge (empurrão). Preocupados em aprimorar a resposta jurídica a estes achados sobre tomada de decisão e em contribuir para melhorar a celebração de negócios jurídicos celebrados à luz da legislação civil brasileira, denunciam os problemas de um modelo normativo de tomada de decisão calcado em conceitos abstratos e ultrapassados de racionalidade.Depois, convidam o leitor a refletir sobre como as deliberações emergem em contextos reais, orientadas pelas tendências de pensar (e decidir) automaticamente e, com maestria, seguem ligando o tema do Neurodireito ao Direito Privado, por meio da comparação entre a regulamentação (centrada nos requisitos de validade) e os defeitos dos negócios jurídicos no Código Civil. Buscam, em seguida, validar a tese central do trabalho, no sentido de que o Código Consumerista traria mecanismos adequados para responder aos desafios desvelados pela interface entre Direito e Neurociências. Defendem, nesse particular, que, mesmo sem o contato dos responsáveis por sua elaboração com o Neurodireito, o Código de Defesa do Consumidor já estaria alinhado com as novidades trazidas por esse ramo do conhecimento, pois se afastaria de uma visão do indivíduo como ser autossuficiente e plenamente racional, justamente por reconhecer a vulnerabilidade típica da posição de consumidor.O caminho percorrido pelo texto para chegar até aí e a própria conclusão, sem dúvida, encantam! É, portanto, obra que entrará para o rol dos clássicos a serem lidos sobre o tema do Neurodireito. Sem mais delongas, fica o leitor convidado a se deliciar com esse maravilhoso tema!.
Tools to learn more effectively

Saving Books

Keyword Search

Annotating Text

Listen to it instead
Information
Table of contents
- Capa
- Ficha catalográfica
- Folha de rosto
- Créditos
- PREFÁCIO
- 1. INTRODUÇÃO
- 2. DA AUTONOMIA PRIVADA À TOMADA DE DECISÃO
- 3. COMO AS PESSOAS DECIDEM (OU COMO É FORMADA A VONTADE)1
- 4. TOMADA DE DECISÕES (OU VONTADE) E DIREITO PRIVADO NO BRASIL
- 5. CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS
Frequently asked questions
- Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
- Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app