
Diálogos com Paulo Freire
- 321 pages
- English
- ePUB (mobile friendly)
- Available on iOS & Android
Diálogos com Paulo Freire
About this book
A situação política vivenciada nos últimos anos no Brasil, com a ascensão da extremadireita ao poder, evidenciou uma falsa oposição no campo educacional. Expoentes de uma suposta "escola sem partido" escancararam um desprezo pelo patronato atribuído a Paulo Freire pela Lei n.º 12.612, de 2012, promulgado pelo Governo de Dilma Rousseff. Tal desprezo perde na tentativa de revogação da Lei, em 2017, e nos argumentos falaciosos do presidenteeleito, em 2018, de que o fracasso educacional no país estaria associado ao uso do método freireano nas escolas, culminando na incitação do discurso nas redes sociais da necessidade de expurgar a ideologia de Paulo Freire. Em 2021, em meio à pandemia de Covid-19 e ao avanço das políticas neoliberais na educação, o educador nordestino é celebrado mundialmente por ocasião do centenário de seu nascimento.Tais contextos reposicionam e fortalecem os movimentos de luta pela educação popular e grupos de pesquisa em diversas instituições educativas, sobretudo nas universidades, em torno da defesa do legado de Paulo Freire. Para além do debate partidário, o que se pretende evidenciar é a politicidade da educação e, ao mesmo tempo, a própria educaçãoenquanto prática da liberdade de pensamento e expressão da palavra, que instaura a condição humana desde a infância. Uma prática que circunscreve e, dialeticamente, é circunscrita pela luta de classes.Afirmar o legado de Paulo Freire para instituir uma educação contextualizada com o semiárido baiano e dar visibilidade às forças contra hegemônicas que reconfiguram modos de pensar a infância, a formação docente, as práticas educativas, a relação com a cultura escrita e a ação/conscientização frente aos problemas de nosso tempo é, desse modo, um compromisso assumido na escrita e organização deste livro.Celebrar a atualidade do pensamento freireano e as indeterminadas leituras que nos unem é nosso propósito, assim como o de constituir núcleos de resistência a modelos outros de educação que não dizem respeito à vida, à justiça social e à ética amorosa e transformadora das relações entre as pessoas.Instaurar a dialogicidade com princípios e fundamentos da pedagogia de Paulo Freire é, pois, a abordagem escolhida na tessitura das vozes que se encontram nos textos deste livro. Vozes que anunciam, nos encontros entre diferentes áreas e objetos de conhecimento, valores políticos apresentados em seu pensamento contra toda forma vil de negação.
Frequently asked questions
- Essential is ideal for learners and professionals who enjoy exploring a wide range of subjects. Access the Essential Library with 800,000+ trusted titles and best-sellers across business, personal growth, and the humanities. Includes unlimited reading time and Standard Read Aloud voice.
- Complete: Perfect for advanced learners and researchers needing full, unrestricted access. Unlock 1.4M+ books across hundreds of subjects, including academic and specialized titles. The Complete Plan also includes advanced features like Premium Read Aloud and Research Assistant.
Please note we cannot support devices running on iOS 13 and Android 7 or earlier. Learn more about using the app.
Information
Table of contents
- 20 ANOS DO NEPE:
- INTRODUÇÃO:
- CARTA AOS LEITORES E ÀS LEITORAS DO QUARTO LIVRO DO NEPE
- 1
- MEDO, OUSADIA E ESPERANÇA:
- DIÁLOGOS SOBRE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- REINVENÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DO OLHAR DE PAULO FREIRE:
- VIVÊNCIAS NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-FORMADORA-PESQUISADORA IMERSA NOS ENCONTROS FORMATIVOS E DIALÓGICOS DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
- ATUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE BOLSISTAS DO PIBID:
- 2
- O LEGADO DE PAULO FREIRE PARA O PENSAMENTO EDUCACIONAL LATINO-AMERICANO:
- MULHERES QUILOMBOLAS:
- LEITURAS DA PANDEMIA NAS PALAVRAS DAS CRIANÇAS:
- 3
- PRÁTICAS DE LEITURAS DE UMA FAMÍLIA DA ELITE:
- MEDIAÇÕES DE LEITURAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
- 4
- CARTA ÀS/AOS PROFISSIONAIS BRINCANTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
- CARTA AOS QUE SE DEDICAM À TAREFA DE HUMANIZAR AS INFÂNCIAS
- CARTA AOS ESTUDANTES TRANSFORMADORES DO AMANHÃ:
- APRENDER COM A FÊNIX:
- SOBRE OS(AS) AUTORES(AS)