Artes da Comunidade para os PropĂłsitos de Deus:
eBook - ePub

Artes da Comunidade para os PropĂłsitos de Deus:

Como Criar Artes Locais Juntos

Brian Schrag, Julisa Rowe

Partager le livre
  1. 96 pages
  2. Portuguese
  3. ePUB (adapté aux mobiles)
  4. Disponible sur iOS et Android
eBook - ePub

Artes da Comunidade para os PropĂłsitos de Deus:

Como Criar Artes Locais Juntos

Brian Schrag, Julisa Rowe

DĂ©tails du livre
Aperçu du livre
Table des matiĂšres
Citations

À propos de ce livre

As pessoas se comunicam atravĂ©s de palavra falada em mais de 7 mil lĂ­nguas ao redor do mundo. Elas tambĂ©m cantam, dançam, pintam, pregam, dramatizam, e criam novas comunicaçÔes que elevam nossos coraçÔes, almas, mentes e forças. Deus deu para todas as comunidades dons Ășnicos de expressĂŁo artĂ­stica que possibilitam seus membros a proclamarem a Verdade e trazerem cura, esperança e alegria para os outros, no mundo caĂ­do em que vivemos. Artes Locais para os PropĂłsitos de Deus destaca o mĂ©todo CCAL (Criação Conjunta de Artes Locais), um processo de sete passos que inspira a criatividade artĂ­stica e a colaboração entre mĂșsicos, dançarinos, contadores de histĂłria, atores e artistas visuais locais. Neste manual, as artes sĂŁo consideradas como tipos especiais de sistemas de comunicação, conectadas a Ă©pocas, lugares e contextos sociais especĂ­fi cos. O uso dos dons criativos, desenvolvidos na cultura da comunidade local, para adorar a Deus e expandir Seu Reino, resulta em um lindo exemplo da complexa obra artĂ­stica de Deus. Este livro ajuda as comunidades a extraĂ­rem exemplos e ideias de mais de 2 mil anos de histĂłria da igreja para entenderem e aprimorarem o presente. Ele motiva as pessoas pintando um quadro vĂ­vido de um futuro melhor: o Reino dos CĂ©us. Os colaboradores tambĂ©m se utilizam de sua experiĂȘncia em mĂșltiplas ĂĄreas acadĂȘmicas, como etnomusicologia, estudos de performance, antropologia, estudos bĂ­blicos e missiologia. Use este manual. Adapte-o ao seu contexto. Que ele seja um auxĂ­lio na criação de obras de arte surpreendentes na terra, que serĂŁo reconhecidas no CĂ©u.

Foire aux questions

Comment puis-je résilier mon abonnement ?
Il vous suffit de vous rendre dans la section compte dans paramĂštres et de cliquer sur « RĂ©silier l’abonnement ». C’est aussi simple que cela ! Une fois que vous aurez rĂ©siliĂ© votre abonnement, il restera actif pour le reste de la pĂ©riode pour laquelle vous avez payĂ©. DĂ©couvrez-en plus ici.
Puis-je / comment puis-je télécharger des livres ?
Pour le moment, tous nos livres en format ePub adaptĂ©s aux mobiles peuvent ĂȘtre tĂ©lĂ©chargĂ©s via l’application. La plupart de nos PDF sont Ă©galement disponibles en tĂ©lĂ©chargement et les autres seront tĂ©lĂ©chargeables trĂšs prochainement. DĂ©couvrez-en plus ici.
Quelle est la différence entre les formules tarifaires ?
Les deux abonnements vous donnent un accĂšs complet Ă  la bibliothĂšque et Ă  toutes les fonctionnalitĂ©s de Perlego. Les seules diffĂ©rences sont les tarifs ainsi que la pĂ©riode d’abonnement : avec l’abonnement annuel, vous Ă©conomiserez environ 30 % par rapport Ă  12 mois d’abonnement mensuel.
Qu’est-ce que Perlego ?
Nous sommes un service d’abonnement Ă  des ouvrages universitaires en ligne, oĂč vous pouvez accĂ©der Ă  toute une bibliothĂšque pour un prix infĂ©rieur Ă  celui d’un seul livre par mois. Avec plus d’un million de livres sur plus de 1 000 sujets, nous avons ce qu’il vous faut ! DĂ©couvrez-en plus ici.
Prenez-vous en charge la synthÚse vocale ?
Recherchez le symbole Écouter sur votre prochain livre pour voir si vous pouvez l’écouter. L’outil Écouter lit le texte Ă  haute voix pour vous, en surlignant le passage qui est en cours de lecture. Vous pouvez le mettre sur pause, l’accĂ©lĂ©rer ou le ralentir. DĂ©couvrez-en plus ici.
Est-ce que Artes da Comunidade para os Propósitos de Deus: est un PDF/ePUB en ligne ?
Oui, vous pouvez accĂ©der Ă  Artes da Comunidade para os PropĂłsitos de Deus: par Brian Schrag, Julisa Rowe en format PDF et/ou ePUB ainsi qu’à d’autres livres populaires dans Theology & Religion et Christian Ministry. Nous disposons de plus d’un million d’ouvrages Ă  dĂ©couvrir dans notre catalogue.

Informations

Année
2021
ISBN
9781645083658

PASSO
1

CONHECER A COMUNIDADE E SUAS ARTES

image
O Passo 1 mostra o processo de conhecer e descrever a comunidade e as suas artes. No inĂ­cio do seu trabalho com a comunidade, a observação (pesquisa) Ă© muito importante. VocĂȘ deverĂĄ compreender o mĂĄximo possĂ­vel sobre a comunidade e as suas artes. A arte estĂĄ incluĂ­da neste contexto social, por isso, aprender sobre a comunidade ajudarĂĄ vocĂȘ a entender a sua arte.
Qual Ă© a comunidade na qual vocĂȘ estĂĄ focando? Nossa definição de comunidade Ă© a seguinte: comunidade Ă© uma sociedade que compartilha uma mesma histĂłria de eventos, personagens e ideias provenientes de um passado comum. Todos conhecem e podem fazer referĂȘncia a estes eventos, personagens e ideias. Estas experiĂȘncias compartilhadas dĂŁo aos membros da comunidade uma razĂŁo para permanecerem unidos, pois tambĂ©m compartilham uma mesma identidade. Esta identidade tem indicadores prĂłprios em cada comunidade, que a diferencia de outros grupos sociais, podendo ser: idioma, comida, roupa, religiĂŁo ou desafios compartilhados.
As comunidades também compartilham padrÔes de interação. Alguns exemplos destes padrÔes são rituais, festas, tipos de moradia, bem como padrÔes e símbolos visuais e tåteis.
É verdade que cada comunidade tem uma histĂłria, uma identidade e maneira de interagir caracterĂ­sticos, porĂ©m nunca esqueça que as comunidades estĂŁo em constante mudança. Elas sĂŁo compostas de indivĂ­duos que vĂȘm e vĂŁo, tomam suas prĂłprias decisĂ”es e respondem de forma diferente Ă s muitas situaçÔes que enfrentam.
Ao começar a pesquisar a comunidade-alvo, escreva todas as suas observaçÔes em um Ășnico lugar. NĂłs preparamos o Perfil de Artes da Comunidade (PAC) que lhe ajudarĂĄ a fazer isso. O PAC Ă© um documento que serve como base de dados onde vocĂȘ vai registrar toda a informação que vocĂȘ obtiver tanto sobre a comunidade quanto sobre suas artes. (Ver Anexo 3, pĂĄg. 92).

Olhar inicial na comunidade

Um olhar inicial na comunidade ajudarĂĄ vocĂȘ a entender o contexto certo para o desenvolvimento e a apresentação da arte. É impossĂ­vel a arte existir totalmente isolada, ela sempre estĂĄ inserida em algum contexto. Portanto, recolha informação bĂĄsica sobre a localização geogrĂĄfica, lĂ­ngua, indicadores de identidade e meios de comunicação da comunidade.
VocĂȘ deve delimitar a abrangĂȘncia (ou escopo) de sua pesquisa. VocĂȘ vai estudar somente um clĂŁ que vive numa certa aldeia ou todos os habitantes de uma determinada regiĂŁo que falam a mesma lĂ­ngua? Faça suas descriçÔes a partir do maior nĂșmero possĂ­vel de pontos de vista. Os pontos no quadro abaixo podem servir de guia para as suas investigaçÔes. AlĂ©m desses pontos, tambĂ©m existem outras maneiras de vocĂȘ obter informação:
‱ Peça que amigos, líderes e outros contatos da comunidade lhe indiquem os recursos disponíveis, inclusive pessoas.
‱ Observe como os membros da comunidade tĂȘm se apresentado em livros, artigos, gravaçÔes em vĂ­deo e ĂĄudio e outras formas de mĂ­dia.
‱ Leia pesquisas acadĂȘmicas, livros, enciclopĂ©dias e outros recursos para ver o que outras pessoas tĂȘm dito a respeito da comunidade.
images
Escreva uma descrição preliminar da comunidade com a qual vai trabalhar. Inclua os seguintes tĂłpicos: localização; população; aparĂȘncia das pessoas; histĂłrias e identidades compartilhadas; mudança cultural ao longo do tempo.
images
Figura 5. Estudando a Comunidade: Perguntas de Orientação

Olhar inicial nas Artes da Comunidade

Nós ajudamos as comunidades a criarem novas artes a partir de recursos artísticos que elas jå possuem. De fato, a utilização dos recursos existentes é o componente central do nosso método. Portanto, uma das primeiras tarefas é fazer uma lista das artes que são praticadas na comunidade.

Descobrindo e Reconhecendo GĂȘneros artĂ­sticos

Cada comunidade tem um catĂĄlogo Ășnico com variados tipos de artes e cada comunidade coloca significados Ășnicos em cada tipo de arte, com significados especĂ­ficos que sĂŁo associados a cada gĂȘnero artĂ­stico. O termo “gĂȘnero artĂ­stico” Ă© definido neste manual como uma categoria das artes de uma determinada comunidade. Ele carrega um conjunto de caracterĂ­sticas bĂĄsicas, prĂĄticas de execução e significados sociais. O gĂȘnero pode fazer uso de mĂșltiplos domĂ­nios artĂ­sticos conhecidos no contexto Euro-Americano.
As categorias de artes que vocĂȘ usa provavelmente serĂŁo diferentes das categorias de artes que a comunidade usa. EntĂŁo o que se pode fazer para descobrir essas novas categorias? Felizmente, hĂĄ algumas caracterĂ­sticas, encontradas em todas as artes pelo mundo inteiro, que podem nos ajudar em nossa pesquisa.
A primeira dessas caracterĂ­sticas Ă© que as culturas frequentemente celebram importantes eventos e transiçÔes sociais com comunicação artĂ­stica. VocĂȘ deve estudar os eventos associados ao ciclo da vida, histĂłria, atividades, cerimĂŽnias e natureza. Se vocĂȘ puder identificar os rituais e os eventos especiais que existem na comunidade, vocĂȘ poderĂĄ descobrir as artes ligadas a eles.
A segunda caracterĂ­stica das artes em geral Ă© que a comunicação artĂ­stica difere de outros tipos de comunicação por ser mais estilizada. Por isso vocĂȘ deve observar quando as pessoas usam movimentos padronizados (em danças), cantam, dramatizam, pintam, falam com ritmos ou rimas diferentes, ou quando estĂŁo fazendo uma apresentação especial (como em um palco, por exemplo). Provavelmente estas caracterĂ­sticas vĂŁo lhe ajudar a identificar os gĂȘneros artĂ­sticos. A atividade “Faça uma Pequena Lista de GĂȘneros ArtĂ­sticos” usa estas caracterĂ­sticas singulares das artes para lhe ajudar a iniciar o trabalho.
images
Figura 6. Como Reconhecer Atos de Comunicação Artística
images
Fazer uma Pequena Lista dos GĂȘneros ArtĂ­sticos
Para fazer uma lista inicial de gĂȘneros artĂ­sticos, vocĂȘ deve reunir algumas pessoas da comunidade e fazer perguntas como as seguintes:
‱ Em quais momentos as pessoas desta comunidade cantam, tocam instrumentos, dançam, contam histĂłrias, dramatizam, fazem esculturas, pintam, usam seus corpos de maneira incomum, participam de jogos, constroem estruturas? Lembre-se de que toda cultura classifica suas formas de comunicação artĂ­stica e se refere a elas de maneira Ășnica, por isso Ă© imprescindĂ­vel que vocĂȘ aprenda o vocabulĂĄrio que o povo usa para se referir Ă s artes.
‱ As pessoas desta comunidade fazem alguma coisa especial quando uma criança nasce, ou quando alguĂ©m morre, para marcar passagem da infĂąncia para a vida adulta? Para cada resposta afirmativa, peça que os membros do grupo descrevam as atividades diferenciadas ocorridas e registre todas as artes envolvidas.
Ao listar cada evento artĂ­stico escreva algumas das suas caracterĂ­sticas bĂĄsicas:
‱ Nome local do evento e uma breve descrição.
‱ Pessoas envolvidas (homens, mulheres, jovens, crianças, especialistas, grupo socioeconîmico, etc.)
‱ Quando Ă© realizado (em eventos, dias determinados, estaçÔes, meses, horĂĄrios do dia, etc.)
‱ ConotaçÔes e associaçÔes (celebração, fertilidade, adoração, morte, etc.)
‱ Efeitos nos participantes (orgulho em sua identidade; sentimento de solidariedade, cobiça, temor ou coragem; motivação para agir; lembrar informação crucial para a vida, etc.)
‱ InstituiçÔes e organizaçÔes que sĂŁo associados com o gĂȘnero (igreja, departamento governamental, grupos comunitĂĄrios, clube, etc.)
NĂŁo fique preocupado em obter todos os detalhes durante esta pesquisa inicial. VocĂȘ pode acrescentar mais informação durante seu processo de aprendizado.
images
Coloque as InformaçÔes BĂĄsicas dos GĂȘneros em uma Tabela Comparativa
No Passo 3, os membros da comunidade avaliarĂŁo cada gĂȘnero quanto Ă  possibilidade de utilizĂĄ-lo para alcançar alvos do reino. Esta tabela os ajudarĂĄ a fazer esta tarefa. Comece a preenchĂȘ-la agora e adicione mais informação Ă  medida que for sendo necessĂĄrio. A Figura 7 demonstra uma tabela com informaçÔes das artes Mono (RepĂșblica DemocrĂĄtica do Congo).
images
Figura 7. Tabela de Comparação de GĂȘnero Mono (RD Congo)

Comece a explorar a vida social e conceitos bĂĄsicos da comunidade

É importante desenvolver uma compreensĂŁo bastante abrangente da comunidade. Esta compreensĂŁo, no entanto, sĂł virĂĄ atravĂ©s de um estudo antropolĂłgico. A seguir, listamos alguns temas de pesquisa que serĂŁo Ășteis para uma melhor compreensĂŁo das artes da comunidade: como o povo usa a sua lĂ­ngua; como as pessoas se relacionam em grupos sociais, especialmente a famĂ­lia; como conseguem o que precisam para viver (comida, abrigo, saĂșde, educação); diferenças de status ou poder entre o povo; crenças e atividades religiosas; e cosmovisĂŁo. Uma pesquisa detalhada nestas ĂĄreas nĂŁo Ă© a proposta deste manual, porĂ©m recomendamos fortemente que vocĂȘ aprenda a fazer este tipo de pesquisa, ou encontre alguĂ©m que possa fazĂȘ-lo.

Continue a Sua Pesquisa

Lembre-se que nunca vamos compreender tudo o que hĂĄ para se saber sobre a comunidade, e por isso vocĂȘ deve continuar sempre aprendendo. Alguns dos melhores mĂ©todos de aprendizado foram desenvolv...

Table des matiĂšres