Frederico da Cunha - gestor empĂĄtico e prĂłximo das equipas
eBook - ePub

Frederico da Cunha - gestor empĂĄtico e prĂłximo das equipas

Maria JoĂŁo Alexandre

Partager le livre
  1. 320 pages
  2. Portuguese
  3. ePUB (adapté aux mobiles)
  4. Disponible sur iOS et Android
eBook - ePub

Frederico da Cunha - gestor empĂĄtico e prĂłximo das equipas

Maria JoĂŁo Alexandre

DĂ©tails du livre
Aperçu du livre
Table des matiĂšres
Citations

À propos de ce livre

A biografia de Frederico da Cunha integra a colecção «Histórias de Liderança», que då a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura.Esta obra acompanha a carreira de um gestor que, aos 22 anos, entra no Grupo CUF como estagiårio e, uma década depois, assume a direcção de todas as fåbricas do Barreiro. Frederico da Cunha tem um papel decisivo na reestruturação da CUF em 1970, mas, com a revolução de Abril de 1974, seria preso em Caxias, por ser cunhado de Jorge de Mello (marido da sua irmã) e de Manuel Ricardo Espírito Santo (irmão da sua mulher). Um ano depois, é saneado da CUF.Dedica quatro décadas da sua carreira ao Grupo Queiroz Pereira, contando neste livro os detalhes da privatização da Secil e da Portucel Soporcel. A obra pÔe ainda a descoberto os meandros da queda do Banco Espírito Santo, escùndalo e saga familiar em que Frederico da Cunha é peça central na revelação da verdade.

Foire aux questions

Comment puis-je résilier mon abonnement ?
Il vous suffit de vous rendre dans la section compte dans paramĂštres et de cliquer sur « RĂ©silier l’abonnement ». C’est aussi simple que cela ! Une fois que vous aurez rĂ©siliĂ© votre abonnement, il restera actif pour le reste de la pĂ©riode pour laquelle vous avez payĂ©. DĂ©couvrez-en plus ici.
Puis-je / comment puis-je télécharger des livres ?
Pour le moment, tous nos livres en format ePub adaptĂ©s aux mobiles peuvent ĂȘtre tĂ©lĂ©chargĂ©s via l’application. La plupart de nos PDF sont Ă©galement disponibles en tĂ©lĂ©chargement et les autres seront tĂ©lĂ©chargeables trĂšs prochainement. DĂ©couvrez-en plus ici.
Quelle est la différence entre les formules tarifaires ?
Les deux abonnements vous donnent un accĂšs complet Ă  la bibliothĂšque et Ă  toutes les fonctionnalitĂ©s de Perlego. Les seules diffĂ©rences sont les tarifs ainsi que la pĂ©riode d’abonnement : avec l’abonnement annuel, vous Ă©conomiserez environ 30 % par rapport Ă  12 mois d’abonnement mensuel.
Qu’est-ce que Perlego ?
Nous sommes un service d’abonnement Ă  des ouvrages universitaires en ligne, oĂč vous pouvez accĂ©der Ă  toute une bibliothĂšque pour un prix infĂ©rieur Ă  celui d’un seul livre par mois. Avec plus d’un million de livres sur plus de 1 000 sujets, nous avons ce qu’il vous faut ! DĂ©couvrez-en plus ici.
Prenez-vous en charge la synthÚse vocale ?
Recherchez le symbole Écouter sur votre prochain livre pour voir si vous pouvez l’écouter. L’outil Écouter lit le texte Ă  haute voix pour vous, en surlignant le passage qui est en cours de lecture. Vous pouvez le mettre sur pause, l’accĂ©lĂ©rer ou le ralentir. DĂ©couvrez-en plus ici.
Est-ce que Frederico da Cunha - gestor empåtico e próximo das equipas est un PDF/ePUB en ligne ?
Oui, vous pouvez accĂ©der Ă  Frederico da Cunha - gestor empĂĄtico e prĂłximo das equipas par Maria JoĂŁo Alexandre en format PDF et/ou ePUB ainsi qu’à d’autres livres populaires dans Business et Business Biographies. Nous disposons de plus d’un million d’ouvrages Ă  dĂ©couvrir dans notre catalogue.

Informations

Année
2022
ISBN
9789897028120
Frederico da Cunha –
Gestor EmpĂĄtico e PrĂłximo das Equipas
TĂ­tulo: Frederico da Cunha: Gestor EmpĂĄtico e PrĂłximo das Equipas
Autora: Maria JoĂŁo Alexandre
© Fundação Amélia de Mello, 2022
Reservados todos os direitos
A presente edição não segue a grafia do novo acordo ortogråfico.
RevisĂŁo: InĂȘs Castelhano
Design de capa: IlĂ­dio J.B. Vasco
Paginação: André Cardoso
Fotografia da capa: Gonçalo PortuguĂȘs
Fotografias do Extratexto: Acervo pessoal de Frederico da Cunha
Isbn: 978-989-702-812-0
Guerra e Paz, Editores, Lda
R. Conde de Redondo, 8–5.Âș Esq.
1150­-105 Lisboa
Tel.: 213 144 488 / Fax: 213 144 489
E­-mail: [email protected]
www.guerraepaz.pt
«Histórias de Liderança» e alguns ensinamentos para o futuro
A gestĂŁo Ă© normalmente abordada como uma prĂĄtica, uma actividade, uma tĂ©cnica, mas Ă© tambĂ©m o domĂ­nio profissional a que se dedicam milhares de pessoas, mulheres e homens, que, dia apĂłs dia, procuram criar, desenvolver e melhorar as organizaçÔes em que trabalham, em contextos de organizaçÔes alargadas ou atĂ© de dimensĂŁo reduzida. Sendo inĂșmeros os livros de gestĂŁo publicados todos os anos, raros sĂŁo os que se dedicam Ă s biografias daqueles cujas vidas fazem mover as organizaçÔes das sociedades modernas.
Os problemas e paradoxos com que os gestores se confrontam hoje sĂŁo, na sua essĂȘncia, os mesmos com que cada um de nĂłs se confronta diariamente: questĂ”es e dĂșvidas «permanentes» que, em sentido geral, se repetem ao longo dos tempos.
A colecção «Histórias de Liderança» tem por missão ajudar a compreender o percurso das organizaçÔes e da sua gestão em Portugal através das histórias de vida de alguns dos seus gestores.
A nossa ambição é podermos receber também os contributos de pessoas que se destacaram nos seus sectores de actividade, numa abordagem de um gestor em sentido amplo.
Aproveitando a ligação natural da Fundação AmĂ©lia de Mello Ă  extensa e muito rica actividade do antigo Grupo CUF, optou­-se, numa fase inicial do projecto, por ir buscar exemplos de gestores que se destacaram, de forma relevante, nessas empresas. Esta opção pode ser considerada, sem grande dificuldade, um corolĂĄrio da expressĂŁo «Tradição do Futuro», que passou a fazer parte integrante do lĂ©xico do antigo Grupo CUF e que, resumidamente, significa apontar caminhos para o futuro a partir dos exemplos de excelĂȘncia do passado.
Numa outra perspectiva, a colecção «HistĂłrias de Liderança» centra­-se nos gestores, mas nĂŁo esquece que as boas organizaçÔes sĂŁo o resultado da colaboração de muitos outros, maioritariamente anĂłnimos. E tem o duplo propĂłsito de ajudar a preservar a memĂłria empresarial de Portugal com base em experiĂȘncias vividas, mas nĂŁo fixadas como hagiografias, por um lado, e de contribuir para melhor compreendermos o passado, de modo a facilitar as escolhas para o futuro, por outro lado.
Por Ășltimo, importa explicar que a lĂłgica subjacente Ă s primeiras escolhas dos biografados se baseou na circunstĂąncia de ser possĂ­vel ter depoimentos de viva voz, sem que isso invalide a nossa intenção de partilhar tambĂ©m histĂłrias de vida exemplares de alguns gestores jĂĄ falecidos.
A colecção «Histórias de Liderança» é dinamizada pelo Centro da Memória Empresarial da Nova School of Business and Economics, com o apoio da Fundação Amélia de Mello.
Índice
PrefĂĄcio, por AntĂłnio GalvĂŁo Lucas
PARTE I
Colaborar com o Brasil a fazer adubos compostos
A tradição da inovaçãoe investigação na CUF
Os termos do contrato 40­-60
Parceria com o Grupo Ipiranga em risco
O dia da assinatura e o apoio de GalvĂŁo Lucas
O alcance do planeamento e da internacionalização
Os dias na prisĂŁo de Caxias
Um telefonema de aviso
Ser líder em tempos de revolução
PARTE II
Contributos para a Companhia UniĂŁo Fabril
Greve e despedimentosna Zona TĂȘxtil
Formação de quadros no topo das prioridades
A intervenção da McKinseyno Grupo CUF
A relação com Jorge de Mello
Injustiças da Revolução afectam o patrão
PARTE III
Saneamento: de volta ao Brasil
PARTE IV
Oportunidades sem fim em Portugal
A relação com Manuel Queiroz Pereira (pai)
EmoçÔes à flor da pele na Sociedade Nacional de SabÔes
LiçÔes de gestão na cerùmica portuguesa
Apostas em agricultura e turismo
PARTE V
De desportista sem formação a grande empresårio
ReuniÔes estratégicas em segredo
Desafios da privatização da Secil e da Portucel Soporcel
Uma homenagem a Pedro Queiroz Pereira
Quatro décadas no grupo familiar Queiroz Pereira
PARTE VI
Queiroz Pereira e EspĂ­rito Santo: felizes parcerias e conflitos fatais
Controlar o Grupo Queiroz Pereira
Um acordo histórico de separação de participaçÔes
O carisma do mais «poderoso» de todos
Origem de dois grupos vizinhos
O Ritz como um veĂ­culo
Grande gala de inauguração
Um namoro bem amparado
PARTE VII
Como a queda de um burro pode abrir mundo
Herdar a aficiĂłn do pai, mas nĂŁo a profissĂŁo
PrimĂĄria e liceu
A licenciatura e os trĂȘs estĂĄgios profissionais
PARTE VIII
Legado familiar para as próximas geraçÔes
Casamento e filhos
Netos e bisnetos
Herança de dois títulos nobiliårquicos
Doação do arquivo de família à Torre do Tombo
ImĂłveis de famĂ­lia
Quinta de D. Carlos
PARTE IX
Ensinamentos para o futuro
Pessoas que marcam
Contacto 5: trĂȘs dias sem dormir
ReflexĂŁo pessoal
Ponto final.
A empatia na função do gestor
ANEXOS
Cronologia
PrefĂĄcio
HĂĄ mais de 50 anos, mais concretamente no dia 7 de Outubro de 1968, tive o meu primeiro contacto profissional com Frederico da Cunha na sua qualidade de director das fĂĄbricas da CUF no Barreiro, dia em que ingressei na empresa, apĂłs a conclusĂŁo do curso de Engenharia QuĂ­mico-Industrial.
Nesse primeiro encontro, ficou desde logo claro que eu estava perant...

Table des matiĂšres